terça-feira, 12 de maio de 2015

Conhecendo a arte do hipismo

                                Hipismo



O hipismo é um esporte muito antigo, praticado por um homem e seu cavalo, é praticado como competição desde os Jogos Olímpicos Antigos, porém as regras e as competições como as de hoje em dia, só surgiram no ano de 1883, nos Estados Unidos da América. O hipismo foi incluído nos Jogos Olímpicos Modernos em 1912.

O hipismo esportivo consiste em várias provas. Nas Olimpíadas ocorrem as seguintes: adestramento, saltos e concurso completo de equitação (individual e em equipe). 
O adestramento é a prova na qual o cavaleiro deve executar uma série de movimentos num determinado período de tempo, enquanto são avaliados por uma série de jurados com notas de 0 a 10.
Nos saltos, o cavaleiro deve transpor, com seu cavalo, de 12 a 15 obstáculos numa pista que mede de 700 a 900 metros. O cavaleiro deve fazer duas vezes o percurso da prova. O vencedor será o cavaleiro que errar menos, conquistando mais pontos em menos tempo. Potência, força, velocidade e obediência do cavalo são fundamentais nas competições de salto.
O CCE (Concurso Completo de Equitação) reúne provas de adestramento, cross country e salto. As provas são feitas em um ou três dias. O cross country é realizado numa área que simula um ambiente natural, sendo que o cavaleiro deve passar por obstáculos naturais (tanques de água e troncos de árvores). Vence o cavaleiro ou equipe que somar o maior número de pontos negativos (errar menos), além de apresentar habilidades durante a equitação (harmonia com o cavalo, obediência, resistência e habilidade).



Além dessas provas olímpicas, também existem provas de hipismo não olímpicas, como o enduro equestre (prova em longa distância separada em etapas); volteio (ginástica sobre o cavalo) e a tradicional corrida de cavalo. 


Por Isabella Jordão Ferreira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário