terça-feira, 12 de maio de 2015

Tipos de ferraduras

Ferraduras de Aço

As ferraduras de aço são usadas ​​para a ferração regular. Comparado com a maioria dos outros materiais, o aço é relativamente barato, fácil de trabalhar e muito durável. A menos que um cavalo seja trabalhado intensivamente, uma ferradura de aço geralmente dura até à próxima ferração. As desvantagens do aço são o seu peso e a pouca capacidade para dissipar o impacto. Em algumas disciplinas, tais como corrida, ferraduras mais leves são preferíveis.

Ferraduras de Alumínio

As ferraduras de alumínio são mais leves do que as de aço, mas o custo é maior e desgastam-se mais rapidamente. O alumínio fundido tem cerca de um terço do peso do aço, mas não são tão duráveis ​​– e são mais difíceis de soldar e trabalhar. O alumínio extrudado é menos frágil e pode ser moldado a quente ou frio. Sendo mais leves, as ferraduras de alumínio também são mais flexíveis, um factor que pode contribuir para o stress da parede do casco, em alguns casos. A flexibilidade do alumínio, no entanto, pode variar muito, dependendo de como é combinado com outros metais. Algumas ferraduras de alumínio são mais rígidas do que alguns tipos de ferraduras em aço. As ferraduras em alumínio podem ser mais abrangentes e mais finas do que as de aço, dando uma maior base de apoio ao cavalo, se necessário, e com menos peso.

Ferraduras Colantes

Plástico, borracha e outros tipos de materiais para ferraduras colantes têm entrado em uso nos últimos anos, mas são mais utilizados para potros ou cavalos com doenças e/ou lesões no casco - as situações em que é melhor não colocar cravos na parede do casco. Uma desvantagem da maioria dos tipos de ferraduras colantes é que não existe liberdade para os talões. Uma ferradura colada por toda a parede do casco inibe a expansão dos talões. Além disso, as ferraduras de plástico e colantes em geral não se seguram bem o suficiente para os cavalos em trabalho intensivo. Muitas inovações e melhorias foram feitas na colagem de ferraduras. Há novos tipos de ferraduras com uma extensão que vai até a parede do casco; a ferradura é colada na parte inferior do casco e também na parede, permanecendo mais segura. Outro tipo de ferraduras colantes incorpora uma camada que reduz a força do impacto. Alguns ferradores desenvolveram formas de colar ferraduras de corrida em alumínio ao casco, permitindo que os cavalos com os cascos pobres que não aguentam os cravos continuem a competir.

Por Luccas Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário