terça-feira, 12 de maio de 2015

Tipos de pelagens dos equinos



                                                                       Alazão

É formado por um grande número de matizes, que vão de uma coloração aloirada-clara até uma avermelhada, lembrando a canela, ou de coloração vermelho-escura, queimada, lembrando a cutícula da castanha. As crinas e as extremidades são sempre da mesma cor do corpo ou mais claras, nunca escuras.



                                                                             Tordilho


É formado pela mistura de pelos brancos constituindo o fundo, com a mescla de pelos pretos , cinzentos, com menor ou maior intensidade de disseminação destes no corpo.




Formado pela mistura de pelos brancos sobre um fundo escuro predominante, fazendo lembrar a cor mais ou menos acentuada da ardósia, caracteriza-se pela cabeça e extremidades negras.

                                                                   

                                                                      Rosilho


    Formado pela mistura de pelos brancos em fundo de pelos amarelados ou alazões, vermelhos ou castanhos escuro, que dão ao conjunto matizes roseis. Apresenta dois subtipos: rosilho-alazão e rosilho-castanho ou ruão.O primeiro é constituído pelas mistura de pelos brancos sobre o fundo alazão, com diversas matizes, consoante maior ou menor intensidade da interpolação de pelos claros.

                                                          
                                                             Tobiano ou pampa

Constituído pela conjugação do branco com outros tipos de pelagens, formado malhas extensas, irregulares ou não, mas bem destacadas. Se a cor branca predomina, a palavra “pampa” deve anteceder as outras cores; e vice-versa, se for o contrárioO tipo tobiano ou pampa pode apresentar tantas variedades quantas forem possíveis se justapor ao branco, desde que formem malhas bem destacadas.



Por Iago Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário